Uma tuga em Barcelona

A vida de uma emigrante entre Barcelona e Madrid e outras histórias!

quarta-feira, maio 10, 2006

La sombra del viento


O meu livro de cabeceira do momento é "La sombra del viento" (2001) de Carlos Ruiz Zafón (Barcelona 1964). Este livro converteu-se no maior êxito mundial da ficção espanhola.
Estou no inicio mas parece prometedor e é especialmente interessante porque se passa na Barcelona dos anos 40. Ora bem, eu estou a fazer uma colecção de livros sobre Barcelona onde se podem ver fotos da época que vão ilustrando as histórias.

Crítica
A Sombra do Vento" é um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Um inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, num crescendo de suspense que se mantém até à última página.

Numa manhã de 1945, um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona. Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo eco se projecta através do tempo.