Uma tuga em Barcelona

A vida de uma emigrante entre Barcelona e Madrid e outras histórias!

sábado, novembro 04, 2006

Scoop e Salvador - uma noite, dois filmes

Para ir recuperando o atraso de idas ao cinema que levamos, hoje fizémos sessao dupla. Entre os varios flmes que queriamos ver seleccionámos 2 que se acomodassem aos horarios. O primeiro foi o SCOOP de Woody Allen. Uma comedia suspense com um jeitosíssimo casal - Hugh Jackman (muito charmoso mas nao consigo deixar de imaginá-lo como Wolverine) e Scarlett Johansson. Um filme muito à Woody Allen en que transforma a propria Scarlett a actuar como ele proprio. Divertido mas gostei mais do Match Point.

O segundo foi Salvador, um filme Catalao sobre um revolucionário, o último a ser executado, em Março de 1974, pelo método do garrote (acho que é assim que se chama em português) um macabro método medieval utilizado pelo regime franquista.
Salvador é protagonizado por Daniel Brühl (de Goodbye Lenin)que é filho de mae Catala e pai alemao. Tinha curiosidade de saber como se "portava" e tenho de dizer que tem um sotaque 5* tanto falando castellano como catalao!!!
Quanto ao filme, eu gostei, é dramático (há umas cenas fortesitas que te fazem ficar com um aperto no estomago) mas está bem feito, com um bom timing da acçao. O filme tem levantado várias opinioes. Há quem tenha gostado (ao parecer a sua família está neste grupo), há quem defenda que é uma afronta à sua memoria (os seus companheiros revolucionários). Aqui ficam uns links onde se pode acceder às varias opinioes.

Web do filme
http://www.salvadorpuigantich.info/
http://www.soliobrera.org/pdefs/cuaderno3.pdf

E para saber mais sobre o Daniel Brühl AQUI