Uma tuga em Barcelona

A vida de uma emigrante entre Barcelona e Madrid e outras histórias!

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

A Fénix que renasce das cinzas!

A pedido de várias famílias venho aqui escrever qualquer coisita.
Não tenho escrito por falta de tempo porque “acontecimentos” têm havido muitos. Ele é caricaturas de Maomé, OPA da Sonae à PT e resposta do BES, orçamento dos EUA com forte “dedicação” à defesa (todos sabemos o que isso significa, né?),...

Mas a “novidade” que mais me impressionou foi o anuncio da descobertas de novas espécies na Papuásia (Indonésia). A descoberta de novas espécies em si não é nada de muito extraordinário. São catalogadas várias espécies novas cada ano mas costumam ser insectos e plantas. A “excitação” vem precisamente pelo facto de, entre as novas descobertas, estarem mamíferos e pássaros. É também incrível o “detalhe” de que não tenham mostrado medo face aos humanos, que nos dias que correm ainda existam resquícios de floresta virgem.
O meu “personal favotite” é a mítica ave de Fênix. Há versões e interpretações mitológicas desde os gregos aos católicos. Para os egípcios era o símbolo da imortalidade e a deusa protectora dos mortos. Segundo a mitologia egípcia esta ave regressava cada 500 anos a Heliópolis (que foi a cidade sagrada da Fênix) para morrer queimada e renascer das próprias cinzas.

Desenhos da ave Fénix...





... e a real, recém descuberta!